PROGRAMAÇÃO

Programação Final (PDF)

X Seminário do Museu D. João VI / Grupo Entresséculos:
O Artista em Representação

27/05 – SEGUNDA-FEIRA, Salão Nobre

09:00-10:00  Credenciamento

10:00-10:20  Abertura

10:20-11:05 Conferência – France Nerlich (Université François-Rabelais de Tours, INHA)
Un récit visuel? L’invention de l’histoire de l’art dans les arts
11:05-11:20  Debate

11:20-11:35  Café   

11:35-12:20  Conferência
Alain Bonnet (Université de Bourgogne)
Maîtres et Élèves – La représentation des ateliers dans la peinture du XIXe siècle (Mestres e disípulos – A representação dos ateliês na pintura do século XIX)
12:20-12:35  Debate

12:35-14:00  Almoço   

Mesa 1O artista e seus modelos
14:00-14:20  Palestra – Sonia Gomes Pereira (EBA-UFRJ)
O retrato do artista e as novas teorias artísticas do final do século XIX
14:20-14:35  Comunicação – Anaildo Bernardo Baraçal (MNBA, UNIRIO) e Mónica Fernandes Gonçalves (Universidade de Lisboa)
Em busca do modelo estético à época de D. João, regente e rei.
14:35-14:50  Comunicação – Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque (SME-SP)
Agenciamento da natureza pelo artista romântico
14:50-15:05  Comunicação – Barbara Fernandes (Doutoranda UFJF)
Victor Meirelles retratista: novos olhares sobre o pintor histórico  
15:05-15:20  Debate       

15:20-15:35  Café

Mesa 2O artista e seus modelos
15:35-15:50  Comunicação – Maria Fernanda Lochschmidt (Pesquisadora independente)
A obra de Tomie Ohtake: uma coleção de modelos e tradições japoneses
15:50-16:05  Comunicação – Elisabet Veliscek (Universidad Nacional de Rosario)
La imagen del artista: retratos y autorretratos de Ricardo Warecki en Rosario.
16:05-16:20  Comunicação – Rafael Bteshe (Doutorando PPGAV-UFRJ)
O artista como crítico: a atuação de Pedro Luiz Correia de Araújo (1881-1955) no jornal Correio da Manhã e no MAM-RJ
16:20-16:35  Debate

16:35-17:20  Conferência – Laura Malosetti (Universidad Nacional de San Martín, CONICET)
Retratos entre Europa y América: Los artistas latinoamericanos en Florencia a fines del siglo XIX.
17:20-17:35  Debate   

28/05 – TERÇA-FEIRA

Salão Nobre
Mesa 3 – A persona do artista
Sala Aloísio Magalhães
Mesa 7 – A persona do artista
09:00-09:20 Palestra – Arthur Valle (UFRRJ)
A imagem do artista na imprensa doRio de Janeiro entre finais do séculoXIX e início do XX
09:00-09:15 Comunicação – Ana de Gusmão Mannarino (EBA-UFRJ)
Mira Schendel e as Droguinhas nas imagens de Clay Perry
09:20-09:35 Comunicação – Patricia Delayti Telles (CEAACP, CHAIA)
“Sem sujar as mãos: paletas, lápis e pincéis nos autorretratos luso-brasileiros do início do Oitocentos”
09:15-09:30 Comunicação – Luana
Maribele Wedekin
(UNESP)
Ernesto Meyer Filho, mito e magia na arte e na persona do artista
09:35-09:50 Comunicação – Marcelo da Silva Bueno (CAP-UFRJ)
Araújo Porto-Alegre, retrato e autorretrato
09:30-09:45 Comunicação – Gustavo Motta (pesquisador do Centro de Estudos DESFORMAS, ECA/USP)
A arte da transferência: autorretrato e figuração do eu na obra de Antonio Dias
09:50-10:05 Comunicação – Thiago
Rafael da Costa Santos
(doutorando USP) e Ariadne Marinho Machado (doutoranda UFMT)
Retrato do artista enquanto viajante. Debret entre a Itália e o Brasil
09:45-10:00 Comunicação – Víctor M. Rocha
Monsalve (Universidad Diego Portales)
Las imágenes luminosas de Jorge Cáceres o las identidades del cuerpo del artista: poses y cultura visual en el contexto de las vanguardias en el Santiago de Chile de 1940.
10:05-10:20 Debate10:00-10:15 Debate

10:20-10:35  Café

10:35-11:05  Sessão de Pôsteres 1 – X Seminário, eixo Persona do Artista
Ana Renata dos Anjos Meireles (mestranda PPGAV/UFRJ)
A castidade utópica na representação de artistas mulheres
Bárbara Diniz Gonçalves (graduanda UNICAMP)
A construção de cânones na arte moderna: imagem e auto-imagem de André Lhote
Brenda Martins de Oliveira (mestranda UFJF)
Baptista da Costa e o nu feminino: o percurso inverso da imagem do artista
Caroline Farias Alves (mestranda UFJF)
Autorretratos femininos na Primeira República: identidade artística, trajetórias e modernidade
Caroline Hädrich (mestranda PPGAV UFRGS)
José Lutzenberger (1882–1951) e a identidade na modernidade
Daiane Gomes Marcon (graduanda UFRGS)
Como a História é construída: percepções do artista Libindo Ferrás (1877-1951) pela crítica e historiografia da arte
Eponina Castor de Mello Monteiro (mestranda UFJF)
Romaine Brooks: a artista pelo próprio punho
Isabela Ribeiro Simões de Castro (doutoranda UERJ, Zagut arte e saúde)
Os doutores e os Augustos
Laíza de Oliveira Rodrigues (graduanda UFJF)
Um pintor de “superior intuição artística”: a figura de Manoel Santiago através da crítica de arte carioca
Letícia Asfora Falabella Leme (graduanda UNICAMP)
Une Femme Tres Feminine: Marie Laurencin e os autorretratos da feminilidade
Lucas Gomes de Carvalho (graduando UNB)
Os autorretratos de Arthur Timótheo da Costa: questões de autoimagem e de afirmação do negro na arte
Morgana Souza Viana (mestranda IEB/USP)
Anita Malfatti: A construção de uma artista através de sua produção de retratos, nos anos 1930-1940, em São Paulo
Naiany de Araújo Santos Costa (mestranda UFJF)
Rodolfo Amoedo e a imagem feita de si próprio
Natália Cristina de Aquino Gomes (mestranda UNIFESP)
Ateliês, autoimagem e representações de artistas na obra de Arthur Timótheo da Costa
Natalia Ferreira de Jesus dos Santos (SEEDUC)
Antônio Parreiras: artista e articulador
Nerian Teixeira de Macedo de Lima (mestranda UNICAMP)
Inventando Tarsila e o modernismo brasileiro : A exposição do MoMA
Sabrina Medeiros (graduando UNIFESP)
O Combate Naval do Riachuelo (1883) como leilão: o Salão Caricatural da Revista Illustrada (1876-1898) e a crítica à pintura histórica
Samara Müller Pelk (mestranda UFRGS)
Castagneto à luz de seus críticos Arthur Azevedo, Gonzaga Duque e Raul Pompéia
Thais Canfild da Silva (mestranda PPGAV/UFRJ)
Georgina de Albuquerque: uma artista em representação

11:05-11:50  Conferência – María Isabel Baldasarre (Universidad Nacional de San Martín, CONICET, CAIA)
“El hábito hace al monje”.  Indumentaria y moda como medios de representación de los artistas
11:50-12:05  Debate

12:05-13:30  Almoço

Salão Nobre
Mesa 4 – A persona do artista
Sala Aloísio Magalhães
Mesa 8 – A persona do artista
13:30-13:45 Comunicação – Helouise Costa (Museu de Arte Contemporânea – USP)
Lasar Segall e Hildegard Rosenthal: empatia e cumplicidade nos retratos do artista em seu atelier
13:30-13:50 Palestra – Ana Maria Tavares Cavalcanti (EBA-UFRJ)
Autorretratos de Eliseu Visconti (1889 a 1943) – um estudo da
representação do artista
13:45-14:00 Comunicação – Marilene Corrêa Maia (EBA-UFRJ)
Gustave Moreau em seu museu – preservar e expor seu universo, sua identidade e suas obras
13:50-14:05 Comunicação – Maraliz Christo (UFJF)
Por que tão sérios e macambúzios? Artistas representados por Arthur Timótheo da Costa em Alguns Colegas (1921)
14:00-14:15 Comunicação – Gabriela Rodrigues Pessoa de Oliveira (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
O “Arquivo Virgílio Maurício”: análise da construção e arquivamento de si
14:05-14:20 Comunicação – Fábio D’Almeida (pós-doutorando USP)
Alegoria e auto -projeção nas representações de Giotto, de Oscar Pereira da Silva.
14:15-14:30 Debate

14:30-14:45 Intervalo
14:20-14:35 Comunicação – Samuel
Mendes Vieira
(doutorando UNICAMP)
A imagem de si como dádiva: Belmiro de Almeida e seus laços artísticos
14:35-14:50 Debate

14:50-15:05 Café

Salão Nobre
Mesa 5 – A persona do artista
Sala Aloísio Magalhães
Mesa 9 – A persona do artista
15:05-15:25 Palestra – Fernanda Pitta (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
Estudo de mulher , de Rodolpho Amoedo: pintura, pose e autoria
15:05-15:20 Comunicação – Marina Pereira de Menezes de Andrade (EBA-UFRJ)
Ver e ser visto: representações do artista na obra de Almeida Júnior
15:25-15:40 Comunicação – Georgina Gluzman (Universidad Nacional de San Martín, CONICET)
Las imágenes de María Carmen Portela: muchas vidas en una
15:20-15:35 Comunicação – Marcelo Eduardo Leite (UFCA)
Entre a urbanização e a natureza: a fotografia de paisagem no Brasil do século XIX
15:40-15:55 Comunicação – Cláudia de Oliveira (EBA-UFRJ)
Angelina Agostini e a tela Vaidade – uma intervenção feminista
15:35-15:50 Comunicação – Márcia
Valéria Teixeira Rosa
(UNIRIO)
A representação da figura do artista: Zeferino da Costa – o retrato e o auto retrato na Igreja da Candelária.
15:55-16:10 Comunicação – André Vechi Torres (doutorando PUC-RJ)
Escrever a si a partir de um outro – A performatividade do eu em Sophie Calle como construção das possibilidades narrativas de si.
15:50-16:05 Debate
16:10-16:25 Debate

Salão Nobre
Mesa 6 – A persona do artista
Sala Aloísio Magalhães
Mesa 10 – A persona do artista
16:25-16:40 Comunicação – Niura
Legramante Ribeiro
(UFRGS)
Autofoco: as ressignificações dos autorretratos em fotografias de artistas com seus dispositivos de trabalhos
16:20-16:40 Palestra – Alberto Martín Chillón (EBA-UFRJ)
A construção da imagem do escultor Cândido Caetano de Almeida Reis (1838-1889)
16:40-16:55 Comunicação – Heloisa Espada (Instituto Moreira Salles)
Retratos de uma geração: mito, fotografia e história da arte na trajetória de Alice Brill
16:40-16:55 Comunicação – Eduardo Duarte (Universidade de Lisboa)
Retratos e autorretratos de escultores portugueses (um percurso)
16:55-17:10 Comunicação – Pedro Karp Vasquez (IHGB)
Reflexos e reflexões – a imagem do fotógrafo na fotografia
16:55-17:10 Comunicação – Martinho Alves da Costa Junior (UFJF)
“Ser artista é ser profeta”
17:10-17:25 Comunicação – Maíra Vieira de Paula (Pesquisadora do Grupo de Estudos Arte&Foto)
O falso autorretrato de Geraldo de Barros
17:10-17:25 Comunicação – Fabriccio Miguel Novelli Duro (doutorando UNICAMP)
Outra imagem para um conhecido artista: a participação de Pedro Américo na Exposição Geral de 1884
17:25-17:40 Debate17:25-17:40 Debate

X Seminário do Museu D. João VI / Grupo Entresséculos:
O Artista em Representação

VI Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX: Coleções de Artistas

29/05 – QUARTA-FEIRA, Salão Nobre

09:00-10:30 – Credenciamento

Mesa 11 – Criação e ofício
09:00-09:15  Comunicação – Marilice Villeroy Corona (UFRGS)
Entre o acervo e o estúdio: um espaço de pensamento
09:15-09:30  Comunicação – Carla Guimarães Hermann (UERJ)
O Panorama do Rio de janeiro de Robert Buford, 1827
Comunicação – Juan Ricardo Rey Márquez (Universidad Nacional de Tres de Febrero)
Americanus pinxit: los artistas de la Real expedición botánica del Nuevo Reino de Granada (1783-1816) desde la epistemología visual
09:45-10:00 Debate
10:00-10:15  Café

10:15-11:00  Conferência – Deborah Dorotinsky Alperstein (Universidad Nacional Autónoma de México)
Mujeres. ¿Expresiones Femeninas o mediaciones creativas?
11:00-11:15  Debate

11:15-11:30 Intervalo

11:30-12:00  Sessão de pôsteres 2
X Seminário, eixos: Criação e Ofício, O artista e seus modelos
Antonia Mary Pereira da Silva (UFPI)
A representação do artista em processo de criação: uma experiência de ateliê subjetivada na ótica do discente em arte
Clara Assunção Ferreira (pós-graduanda IFMG/OP)
Um “hábil entalhador” em Ouro Preto no final do século XIX: análise sobre a obra de Miguel Antônio Treguellas
Érika Thies Barbosa (graduanda UNIRIO)
Obras modelo e Museus como ateliês
Johanna Torres Kaltenecker (graduanda UNIRIO)
As Princesas Infantas e o Salvador do Mundo
Luíza Estruc dos Santos de Oliveira (graduanda UNIRIO)
Djanira: o trabalhador símbolo do eruditismo
Natália dos Santos Nicolich (mestranda PPGAV/UFRJ)
O ateliê como retrato do artista
Paula Nathaiane de Jesus da Silva (mestranda UFJF)
Cenas de ateliê: o ambiente de ofício representado pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva
Patricia Helena dos Santos Felício (mestranda USP)
A abordagem citacional de História nos ensaios videográficos tardios de Jean-Luc Godard
Tássia Christina Torres Rocha (mestranda PPGAV/UFRJ)
O ateliê de pintura e os múltiplos olhares de Honório Esteves do Sacramento (1860-1933)
Vítor de Souza Pereira Martins (doutorando PPGAV/UFRJ)
O Utopiense – A Criação como Horizonte

VI Colóquio, todos os eixos
Álvaro Saluan da Cunha (doutorando UFJF)
Um projeto construído: os artistas envolvidos na coleção “Quadros historicos da guerra do Paraguay”
Arlinda Maria Eugénio Fortes (doutoranda Universidade de Lisboa)
“Eu, JOÃO DA SILVA, escultor”: metáforas de um inventário museológico no seu legado artístico
Carolina Bouvie Grippa (mestranda UFRGS)
Tramas de uma vida: coleção de Liciê Hunsche
Eduardo Mouro Gonçalves (mestrando UFPR, FASBAM)
“Forjando uma nação”: a apropriação das obras de Albert Eckhout pelo IHGB no final do segundo reinado (1878-1880)
Luisa Pereira Vianna (mestranda UFJF)
Os Caudatários do Nada: as percepções de Murilo Mendes sobre o artista James Ensor
Paulo Eduardo Lannes Souza (doutorando UNB)
A presença da modernidade nos autorretratos de Tarsila do Amaral e de Aurélia de Sousa
Priscilla Alves Peixoto (FAU/UFRJ), Mário C. P. Magalhães (FAU/UFRJ) e Isabela Mattos Assumpção (graduanda FAU/UFRJ)
Os desafios historiográficos de uma coleção difusa: as fontes dos projetos para teatro de Gottfried Semper
Simone de Oliveira Souza (mestranda UNIFESP)
Um olhar sobre as obras dos Irmãos Timotheo da Costa no Museu Afro Brasil

12:00-13:30  Almoço

Mesa 12 – Criação e ofício
13:30-13:45  Comunicação – Cybele Fernandes (EBA-UFRJ)
A arte no século XIX. Um projeto de Estado no fazer de quatro artistas
13:45-14:00  Comunicação – Rogéria de Ipanema (EBA-UFRJ)
A pedra e o menino: a arte litográfica e a imprensa político- caricata no Brasil dos oitocentos
14:00-14:15  Comunicação – Heloisa Selma Fernandes Capel (UFMG)
Modesto Brocos e a Crítica Espanhola: Verdade Histórica e Interpretação em La Defensa de Lugo (1887)
14:15-14:30  Debate

14:30-14:45  Café

Mesa 13 – Criação e ofício
14:45-15:00  Comunicação – Marcele Linhares Viana (CEFET-RJ)
Henrique Cavalleiro, o pintor decorador da Escola Nacional de Belas Artes
15:00-15:15  Comunicação – Carlos Pires (UFRJ, IEB)
Alfredo Volpi do “natural” à “memória”
15:15-15:30  Comunicação – Carolina Morgado Pereira (FAETEC-RJ, doutoranda PPGAV-UFRJ)
Olly Reinheimer e sua prática criativa
15:30-15:45  Comunicação – Mariana Rodrigues (Pesquisadora independente)
Os azulejos de Roberto Burle Marx para o Instituto Moreira Sales no Rio de Janeiro
15:45-16:00 Debate

16:00-16:45  Conferência – Marize Malta (EBA-UFRJ)
De mulher para mulher: Eugênia Neves, uma coleção e três telas de Garcia Greno
16:45-17:00  Debate

17:00-18:00  Visita à exposição

VI Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX: Coleções de Artistas

30/05 – QUINTA-FEIRA, Salão Nobre

09:00-09:45  Conferência – Raquel Henriques da Silva (Universidade Nova de Lisboa)
Maria Helena Vieira da Silva e Paula Rego: mulheres, artistas e emigrantes
09:45-10:00  Debate

Mesa 1 – Um artista em coleção e a arte em recorte
10:00-10:15  Comunicação – Ana Anjos Mântua (Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves)
A atração pela luz: núcleo de pinturas de Silva Porto na coleção de Anastácio Gonçalves
10:15-10:30  Comunicação – Zuzana Paternostro (MNBA)
Apreciação das Obras Portuguesas do Museu Nacional de Belas Artes – Histórico de primeiras exposições, aquisições e doações da ENBA e, do MNBA

10:30-10:45  Comunicação – Gwendoline Cortier-Hardoin (Université PSL –
École Normale Supérieure, Paris)
Le rôle des réseaux artistiques internationaux dans la collection personnelle de François Morellet (O papel das redes artística internacionais na coleção pessoal de François Morellet)
10:45-11:00  Comunicação – Milena Guerson Lamoia (UFT, doutoranda USP)
Notas sobre o colecionismo de si: modus operandi de Arpad Szenes e Vieira da Silva
11:00-11:15  Debate

11:15-11:30  Café

Mesa 2 – Colecionador-artista e artista em coleção
11:30-11:45 Comunicação – Blanca Luz Brites (UFRGS)
Do descartável à raridade: coleção material de papelaria
11:45-12:00 Comunicação – Sandra Makowiecky (UDESC)
O Museu “O Mundo Ovo de Eli Heil”: criação, ofício e coleção
12:00-12:15  Comunicação – Renata Oliveira Caetano (UFJF)
O artista sem cabresto: Cícero Dias na Coleção Mário de Andrade
12:15-12:30 Comunicação – Gabriela Caspary Corrêa (Petite Galerie)
A questão do suporte na obra de Artur Barrio, a partir dos trabalhos reunidos por Franco Terranova
12:30-12:45  Debate

12:45-14:00 Almoço

14:00-14:45  Conferência – Paulo Knauss (UFF)
As muitas vidas do artista: Edoardo De Martino no universo do colecionismo
14:45-15:00  Debate

Mesa 3 – Coleção inspiração
15:00-15:15  Comunicação – Paulo Ribeiro Gomes (UFRGS)
O que tinha no ateliê de Pedro Weingärtner?
15:15-15:30  Comunicação – Maria do Carmo Couto da Silva (UnB)
Uma ampla coleção: esculturas e outras obras presentes no atelier de Rodolfo Bernardelli
15:30-15:45  Comunicação – René Lommez Gomes (UFMG, RARIORUM)
Para o cultivo das Belas Artes e rememorar àqueles que revelaram aptidões. Honório Esteves e a musealização de sua coleção de obras próprias
15:45-16:00  Comunicação – Ricardo Giannetti (Pesquisador independente)
A coleção de pinturas e desenhos de Academia de Honório Esteves
16:00-16:15  Debate

16:15-16:30  Café

Mesa 4 – Artista como colecionador de si próprio
16:30-15:45  Comunicação – Maria Cristina Volpi (EBA-UFRJ)
Colecionando a si mesma: Sofia Jobim, modos de apropriação, uso e inspiração
16:45-17:00 Comunicação – Maria Antonia Couto da Silva (Pesquisador independente)
Coleções de pintura e fotografia – reflexão sobre artigos publicados em
periódicos do século XIX

17:00-17:15  Comunicação – Frederico Fernando Souza Silva (UFMA)
Emmanuel Zamor: um artista entre coleções
17:15-17:30  Comunicação – Silveli Maria de Toledo Russo (BBM-USP)
Arte e Artistas em Livro: um olhar sobre o acervo bibliográfico da BBM-USP
17:30-17:45  Comunicação – Álvaro Saluan da Cunha (doutorando UFJF)
Os artistas envolvidos na coleção “Quadros históricos da guerra do Paraguay”
17:45–18:00  Debate

31/05 – SEXTA-FEIRA, Salão Nobre

09:00-09:45  Conferência – Maria de Aires Silveira(Museu Nacional de Arte Contemporânea)
Columbano nas coleções de Assis Chateaubriand
09:45-10:00  Debate

Mesa 5 – Colecionador-artista
10:00-10:15  Comunicação – Vera Beatriz Siqueira (UERJ)
Vontade de beleza: o vernáculo na coleção de Roberto Burle Marx
10:15-10:30  Comunicação – Rafael Azevedo Fontenelle Gomes (IPHAN, doutorando PPGAV-UFRJ)
A retórica da salvação – A coleção de imaginária sacra de Roberto Burle Marx
10:30-10:45  Comunicação – Jancileide Souza dos Santos (UFOB, doutoranda UFBA)
Artistas-colecionadores na Bahia: uma análise da prática de colecionismo e sua influência nos processos de criação artística de Mario Cravo Junior e Sante Scaldaferri
10:45-11:00  Comunicação – Lucas Parente (doutorando PPGAV-UFRJ)
O jardim das imagens de Paulo Kapela
11:00-11:15  Debate

11:15-11:30  Café

Mesa 6 – Artista como colecionador de si próprio
11:30-11:45 Comunicação – Maria Luisa Tavora (EBA-UFRJ)
Rossini Perez, colagens e gravuras de leques: acervo impróprio?
11:45-12:00 Comunicação – Dalila dos Santos Cerqueira Pinto (EBA-UFRJ)
Ismael Nery, autorretrato entre a imagem e o texto
12:00-12:15  Comunicação – Ricardo Antonio Barbosa Pereira (EBA-UFRJ)
Adir Botelho – o resgate de sua pintura guardada como uma coleção pessoal
12:15-12:30 Comunicação – Patrícia Figueiredo Pedrosa (doutoranda PPGAV-UFRJ)
O projeto de Enroulement na coleção de Rossini Perez
12:30-12:45  Debate

12:45-14:00  Almoço

Mesa 7 – Colecionador-artista e artista em coleção
14:00-14:15  Comunicação – Alfredo Nicolaiewsky (UFRGS)
Um artista e suas coleções
14:15-14:30  Comunicação – João Victor Rossetti Brancato (doutorando UNICAMP)
O acervo de Baptista da Costa no Museu Mariano Procópio
14:30-14:45  Comunicação – Moema de Bacelar Alves (doutoranda UFF)
Uma coleção de Telles Júnior: do Museu Baltar ao MEPE
14:45-15:00  Comunicação – Leandro Brito de Mattos (IFRR)
O acervo de Rodolpho Amoêdo no Museu Nacional de Belas Artes
15:00-15:15  Debate

15:15-15:30  Café

15:30-16:15  Conferência – Maria João Neto (Universidade de Lisboa)
William Beckford (1760-1844) artista, mecenas e colecionador: sucessivos projetos para a glorificação de Santo António 

16:30-17:00  Encerramento