Programação Final (PDF)
X Seminário do Museu D. João VI / Grupo Entresséculos:
O Artista em Representação
27/05 – SEGUNDA-FEIRA, Salão Nobre
09:00-10:00 Credenciamento
10:00-10:20 Abertura
10:20-11:05 Conferência – France Nerlich (Université François-Rabelais de Tours, INHA)
Un récit visuel? L’invention de l’histoire de l’art dans les arts
11:05-11:20 Debate
11:20-11:35 Café
11:35-12:20 Conferência
Alain Bonnet (Université de Bourgogne)
Maîtres et Élèves – La représentation des ateliers dans la peinture du XIXe siècle (Mestres e disípulos – A representação dos ateliês na pintura do século XIX)
12:20-12:35 Debate
12:35-14:00 Almoço
Mesa 1 – O artista e seus modelos
14:00-14:20 Palestra – Sonia Gomes Pereira (EBA-UFRJ)
O retrato do artista e as novas teorias artísticas do final do século XIX
14:20-14:35 Comunicação – Anaildo Bernardo Baraçal (MNBA, UNIRIO) e Mónica Fernandes Gonçalves (Universidade de Lisboa)
Em busca do modelo estético à época de D. João, regente e rei.
14:35-14:50 Comunicação – Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque (SME-SP)
Agenciamento da natureza pelo artista romântico
14:50-15:05 Comunicação – Barbara Fernandes (Doutoranda UFJF)
Victor Meirelles retratista: novos olhares sobre o pintor histórico
15:05-15:20 Debate
15:20-15:35 Café
Mesa 2 – O artista e seus modelos
15:35-15:50 Comunicação – Maria Fernanda Lochschmidt (Pesquisadora independente)
A obra de Tomie Ohtake: uma coleção de modelos e tradições japoneses
15:50-16:05 Comunicação – Elisabet Veliscek (Universidad Nacional de Rosario)
La imagen del artista: retratos y autorretratos de Ricardo Warecki en Rosario.
16:05-16:20 Comunicação – Rafael Bteshe (Doutorando PPGAV-UFRJ)
O artista como crítico: a atuação de Pedro Luiz Correia de Araújo (1881-1955) no jornal Correio da Manhã e no MAM-RJ
16:20-16:35 Debate
16:35-17:20 Conferência – Laura Malosetti (Universidad Nacional de San Martín, CONICET)
Retratos entre Europa y América: Los artistas latinoamericanos en Florencia a fines del siglo XIX.
17:20-17:35 Debate
28/05 – TERÇA-FEIRA
Salão Nobre Mesa 3 – A persona do artista | Sala Aloísio Magalhães Mesa 7 – A persona do artista |
09:00-09:20 Palestra – Arthur Valle (UFRRJ) A imagem do artista na imprensa doRio de Janeiro entre finais do séculoXIX e início do XX | 09:00-09:15 Comunicação – Ana de Gusmão Mannarino (EBA-UFRJ) Mira Schendel e as Droguinhas nas imagens de Clay Perry |
09:20-09:35 Comunicação – Patricia Delayti Telles (CEAACP, CHAIA) “Sem sujar as mãos: paletas, lápis e pincéis nos autorretratos luso-brasileiros do início do Oitocentos” | 09:15-09:30 Comunicação – Luana Maribele Wedekin (UNESP) Ernesto Meyer Filho, mito e magia na arte e na persona do artista |
09:35-09:50 Comunicação – Marcelo da Silva Bueno (CAP-UFRJ) Araújo Porto-Alegre, retrato e autorretrato | 09:30-09:45 Comunicação – Gustavo Motta (pesquisador do Centro de Estudos DESFORMAS, ECA/USP) A arte da transferência: autorretrato e figuração do eu na obra de Antonio Dias |
09:50-10:05 Comunicação – Thiago Rafael da Costa Santos (doutorando USP) e Ariadne Marinho Machado (doutoranda UFMT) Retrato do artista enquanto viajante. Debret entre a Itália e o Brasil | 09:45-10:00 Comunicação – Víctor M. Rocha Monsalve (Universidad Diego Portales) Las imágenes luminosas de Jorge Cáceres o las identidades del cuerpo del artista: poses y cultura visual en el contexto de las vanguardias en el Santiago de Chile de 1940. |
10:05-10:20 Debate | 10:00-10:15 Debate |
10:20-10:35 Café
10:35-11:05 Sessão de Pôsteres 1 – X Seminário, eixo Persona do Artista
Ana Renata dos Anjos Meireles (mestranda PPGAV/UFRJ)
A castidade utópica na representação de artistas mulheres
Bárbara Diniz Gonçalves (graduanda UNICAMP)
A construção de cânones na arte moderna: imagem e auto-imagem de André Lhote
Brenda Martins de Oliveira (mestranda UFJF)
Baptista da Costa e o nu feminino: o percurso inverso da imagem do artista
Caroline Farias Alves (mestranda UFJF)
Autorretratos femininos na Primeira República: identidade artística, trajetórias e modernidade
Caroline Hädrich (mestranda PPGAV UFRGS)
José Lutzenberger (1882–1951) e a identidade na modernidade
Daiane Gomes Marcon (graduanda UFRGS)
Como a História é construída: percepções do artista Libindo Ferrás (1877-1951) pela crítica e historiografia da arte
Eponina Castor de Mello Monteiro (mestranda UFJF)
Romaine Brooks: a artista pelo próprio punho
Isabela Ribeiro Simões de Castro (doutoranda UERJ, Zagut arte e saúde)
Os doutores e os Augustos
Laíza de Oliveira Rodrigues (graduanda UFJF)
Um pintor de “superior intuição artística”: a figura de Manoel Santiago através da crítica de arte carioca
Letícia Asfora Falabella Leme (graduanda UNICAMP)
Une Femme Tres Feminine: Marie Laurencin e os autorretratos da feminilidade
Lucas Gomes de Carvalho (graduando UNB)
Os autorretratos de Arthur Timótheo da Costa: questões de autoimagem e de afirmação do negro na arte
Morgana Souza Viana (mestranda IEB/USP)
Anita Malfatti: A construção de uma artista através de sua produção de retratos, nos anos 1930-1940, em São Paulo
Naiany de Araújo Santos Costa (mestranda UFJF)
Rodolfo Amoedo e a imagem feita de si próprio
Natália Cristina de Aquino Gomes (mestranda UNIFESP)
Ateliês, autoimagem e representações de artistas na obra de Arthur Timótheo da Costa
Natalia Ferreira de Jesus dos Santos (SEEDUC)
Antônio Parreiras: artista e articulador
Nerian Teixeira de Macedo de Lima (mestranda UNICAMP)
Inventando Tarsila e o modernismo brasileiro : A exposição do MoMA
Sabrina Medeiros (graduando UNIFESP)
O Combate Naval do Riachuelo (1883) como leilão: o Salão Caricatural da Revista Illustrada (1876-1898) e a crítica à pintura histórica
Samara Müller Pelk (mestranda UFRGS)
Castagneto à luz de seus críticos Arthur Azevedo, Gonzaga Duque e Raul Pompéia
Thais Canfild da Silva (mestranda PPGAV/UFRJ)
Georgina de Albuquerque: uma artista em representação
11:05-11:50 Conferência – María Isabel Baldasarre (Universidad Nacional de San Martín, CONICET, CAIA)
“El hábito hace al monje”. Indumentaria y moda como medios de representación de los artistas
11:50-12:05 Debate
12:05-13:30 Almoço
Salão Nobre Mesa 4 – A persona do artista | Sala Aloísio Magalhães Mesa 8 – A persona do artista |
13:30-13:45 Comunicação – Helouise Costa (Museu de Arte Contemporânea – USP) Lasar Segall e Hildegard Rosenthal: empatia e cumplicidade nos retratos do artista em seu atelier | 13:30-13:50 Palestra – Ana Maria Tavares Cavalcanti (EBA-UFRJ) Autorretratos de Eliseu Visconti (1889 a 1943) – um estudo da representação do artista |
13:45-14:00 Comunicação – Marilene Corrêa Maia (EBA-UFRJ) Gustave Moreau em seu museu – preservar e expor seu universo, sua identidade e suas obras | 13:50-14:05 Comunicação – Maraliz Christo (UFJF) Por que tão sérios e macambúzios? Artistas representados por Arthur Timótheo da Costa em Alguns Colegas (1921) |
14:00-14:15 Comunicação – Gabriela Rodrigues Pessoa de Oliveira (Pinacoteca do Estado de São Paulo) O “Arquivo Virgílio Maurício”: análise da construção e arquivamento de si | 14:05-14:20 Comunicação – Fábio D’Almeida (pós-doutorando USP) Alegoria e auto -projeção nas representações de Giotto, de Oscar Pereira da Silva. |
14:15-14:30 Debate 14:30-14:45 Intervalo | 14:20-14:35 Comunicação – Samuel Mendes Vieira (doutorando UNICAMP) A imagem de si como dádiva: Belmiro de Almeida e seus laços artísticos |
14:35-14:50 Debate |
14:50-15:05 Café
Salão Nobre Mesa 5 – A persona do artista | Sala Aloísio Magalhães Mesa 9 – A persona do artista |
15:05-15:25 Palestra – Fernanda Pitta (Pinacoteca do Estado de São Paulo) Estudo de mulher , de Rodolpho Amoedo: pintura, pose e autoria | 15:05-15:20 Comunicação – Marina Pereira de Menezes de Andrade (EBA-UFRJ) Ver e ser visto: representações do artista na obra de Almeida Júnior |
15:25-15:40 Comunicação – Georgina Gluzman (Universidad Nacional de San Martín, CONICET) Las imágenes de María Carmen Portela: muchas vidas en una | 15:20-15:35 Comunicação – Marcelo Eduardo Leite (UFCA) Entre a urbanização e a natureza: a fotografia de paisagem no Brasil do século XIX |
15:40-15:55 Comunicação – Cláudia de Oliveira (EBA-UFRJ) Angelina Agostini e a tela Vaidade – uma intervenção feminista | 15:35-15:50 Comunicação – Márcia Valéria Teixeira Rosa (UNIRIO) A representação da figura do artista: Zeferino da Costa – o retrato e o auto retrato na Igreja da Candelária. |
15:55-16:10 Comunicação – André Vechi Torres (doutorando PUC-RJ) Escrever a si a partir de um outro – A performatividade do eu em Sophie Calle como construção das possibilidades narrativas de si. | 15:50-16:05 Debate |
16:10-16:25 Debate |
Salão Nobre Mesa 6 – A persona do artista | Sala Aloísio Magalhães Mesa 10 – A persona do artista |
16:25-16:40 Comunicação – Niura Legramante Ribeiro (UFRGS) Autofoco: as ressignificações dos autorretratos em fotografias de artistas com seus dispositivos de trabalhos | 16:20-16:40 Palestra – Alberto Martín Chillón (EBA-UFRJ) A construção da imagem do escultor Cândido Caetano de Almeida Reis (1838-1889) |
16:40-16:55 Comunicação – Heloisa Espada (Instituto Moreira Salles) Retratos de uma geração: mito, fotografia e história da arte na trajetória de Alice Brill | 16:40-16:55 Comunicação – Eduardo Duarte (Universidade de Lisboa) Retratos e autorretratos de escultores portugueses (um percurso) |
16:55-17:10 Comunicação – Pedro Karp Vasquez (IHGB) Reflexos e reflexões – a imagem do fotógrafo na fotografia | 16:55-17:10 Comunicação – Martinho Alves da Costa Junior (UFJF) “Ser artista é ser profeta” |
17:10-17:25 Comunicação – Maíra Vieira de Paula (Pesquisadora do Grupo de Estudos Arte&Foto) O falso autorretrato de Geraldo de Barros | 17:10-17:25 Comunicação – Fabriccio Miguel Novelli Duro (doutorando UNICAMP) Outra imagem para um conhecido artista: a participação de Pedro Américo na Exposição Geral de 1884 |
17:25-17:40 Debate | 17:25-17:40 Debate |
X Seminário do Museu D. João VI / Grupo Entresséculos:
O Artista em Representação
VI Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX: Coleções de Artistas
29/05 – QUARTA-FEIRA, Salão Nobre
09:00-10:30 – Credenciamento
Mesa 11 – Criação e ofício
09:00-09:15 Comunicação – Marilice Villeroy Corona (UFRGS)
Entre o acervo e o estúdio: um espaço de pensamento
09:15-09:30 Comunicação – Carla Guimarães Hermann (UERJ)
O Panorama do Rio de janeiro de Robert Buford, 1827
Comunicação – Juan Ricardo Rey Márquez (Universidad Nacional de Tres de Febrero)
Americanus pinxit: los artistas de la Real expedición botánica del Nuevo Reino de Granada (1783-1816) desde la epistemología visual
09:45-10:00 Debate
10:00-10:15 Café
10:15-11:00 Conferência – Deborah Dorotinsky Alperstein (Universidad Nacional Autónoma de México)
Mujeres. ¿Expresiones Femeninas o mediaciones creativas?
11:00-11:15 Debate
11:15-11:30 Intervalo
11:30-12:00 Sessão de pôsteres 2
X Seminário, eixos: Criação e Ofício, O artista e seus modelos
Antonia Mary Pereira da Silva (UFPI)
A representação do artista em processo de criação: uma experiência de ateliê subjetivada na ótica do discente em arte
Clara Assunção Ferreira (pós-graduanda IFMG/OP)
Um “hábil entalhador” em Ouro Preto no final do século XIX: análise sobre a obra de Miguel Antônio Treguellas
Érika Thies Barbosa (graduanda UNIRIO)
Obras modelo e Museus como ateliês
Johanna Torres Kaltenecker (graduanda UNIRIO)
As Princesas Infantas e o Salvador do Mundo
Luíza Estruc dos Santos de Oliveira (graduanda UNIRIO)
Djanira: o trabalhador símbolo do eruditismo
Natália dos Santos Nicolich (mestranda PPGAV/UFRJ)
O ateliê como retrato do artista
Paula Nathaiane de Jesus da Silva (mestranda UFJF)
Cenas de ateliê: o ambiente de ofício representado pelos pincéis de Oscar Pereira da Silva
Patricia Helena dos Santos Felício (mestranda USP)
A abordagem citacional de História nos ensaios videográficos tardios de Jean-Luc Godard
Tássia Christina Torres Rocha (mestranda PPGAV/UFRJ)
O ateliê de pintura e os múltiplos olhares de Honório Esteves do Sacramento (1860-1933)
Vítor de Souza Pereira Martins (doutorando PPGAV/UFRJ)
O Utopiense – A Criação como Horizonte
VI Colóquio, todos os eixos
Álvaro Saluan da Cunha (doutorando UFJF)
Um projeto construído: os artistas envolvidos na coleção “Quadros historicos da guerra do Paraguay”
Arlinda Maria Eugénio Fortes (doutoranda Universidade de Lisboa)
“Eu, JOÃO DA SILVA, escultor”: metáforas de um inventário museológico no seu legado artístico
Carolina Bouvie Grippa (mestranda UFRGS)
Tramas de uma vida: coleção de Liciê Hunsche
Eduardo Mouro Gonçalves (mestrando UFPR, FASBAM)
“Forjando uma nação”: a apropriação das obras de Albert Eckhout pelo IHGB no final do segundo reinado (1878-1880)
Luisa Pereira Vianna (mestranda UFJF)
Os Caudatários do Nada: as percepções de Murilo Mendes sobre o artista James Ensor
Paulo Eduardo Lannes Souza (doutorando UNB)
A presença da modernidade nos autorretratos de Tarsila do Amaral e de Aurélia de Sousa
Priscilla Alves Peixoto (FAU/UFRJ), Mário C. P. Magalhães (FAU/UFRJ) e Isabela Mattos Assumpção (graduanda FAU/UFRJ)
Os desafios historiográficos de uma coleção difusa: as fontes dos projetos para teatro de Gottfried Semper
Simone de Oliveira Souza (mestranda UNIFESP)
Um olhar sobre as obras dos Irmãos Timotheo da Costa no Museu Afro Brasil
12:00-13:30 Almoço
Mesa 12 – Criação e ofício
13:30-13:45 Comunicação – Cybele Fernandes (EBA-UFRJ)
A arte no século XIX. Um projeto de Estado no fazer de quatro artistas
13:45-14:00 Comunicação – Rogéria de Ipanema (EBA-UFRJ)
A pedra e o menino: a arte litográfica e a imprensa político- caricata no Brasil dos oitocentos
14:00-14:15 Comunicação – Heloisa Selma Fernandes Capel (UFMG)
Modesto Brocos e a Crítica Espanhola: Verdade Histórica e Interpretação em La Defensa de Lugo (1887)
14:15-14:30 Debate
14:30-14:45 Café
Mesa 13 – Criação e ofício
14:45-15:00 Comunicação – Marcele Linhares Viana (CEFET-RJ)
Henrique Cavalleiro, o pintor decorador da Escola Nacional de Belas Artes
15:00-15:15 Comunicação – Carlos Pires (UFRJ, IEB)
Alfredo Volpi do “natural” à “memória”
15:15-15:30 Comunicação – Carolina Morgado Pereira (FAETEC-RJ, doutoranda PPGAV-UFRJ)
Olly Reinheimer e sua prática criativa
15:30-15:45 Comunicação – Mariana Rodrigues (Pesquisadora independente)
Os azulejos de Roberto Burle Marx para o Instituto Moreira Sales no Rio de Janeiro
15:45-16:00 Debate
16:00-16:45 Conferência – Marize Malta (EBA-UFRJ)
De mulher para mulher: Eugênia Neves, uma coleção e três telas de Garcia Greno
16:45-17:00 Debate
17:00-18:00 Visita à exposição
VI Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX: Coleções de Artistas
30/05 – QUINTA-FEIRA, Salão Nobre
09:00-09:45 Conferência – Raquel Henriques da Silva (Universidade Nova de Lisboa)
Maria Helena Vieira da Silva e Paula Rego: mulheres, artistas e emigrantes
09:45-10:00 Debate
Mesa 1 – Um artista em coleção e a arte em recorte
10:00-10:15 Comunicação – Ana Anjos Mântua (Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves)
A atração pela luz: núcleo de pinturas de Silva Porto na coleção de Anastácio Gonçalves
10:15-10:30 Comunicação – Zuzana Paternostro (MNBA)
Apreciação das Obras Portuguesas do Museu Nacional de Belas Artes – Histórico de primeiras exposições, aquisições e doações da ENBA e, do MNBA
10:30-10:45 Comunicação – Gwendoline Cortier-Hardoin (Université PSL –
École Normale Supérieure, Paris)
Le rôle des réseaux artistiques internationaux dans la collection personnelle de François Morellet (O papel das redes artística internacionais na coleção pessoal de François Morellet)
10:45-11:00 Comunicação – Milena Guerson Lamoia (UFT, doutoranda USP)
Notas sobre o colecionismo de si: modus operandi de Arpad Szenes e Vieira da Silva
11:00-11:15 Debate
11:15-11:30 Café
Mesa 2 – Colecionador-artista e artista em coleção
11:30-11:45 Comunicação – Blanca Luz Brites (UFRGS)
Do descartável à raridade: coleção material de papelaria
11:45-12:00 Comunicação – Sandra Makowiecky (UDESC)
O Museu “O Mundo Ovo de Eli Heil”: criação, ofício e coleção
12:00-12:15 Comunicação – Renata Oliveira Caetano (UFJF)
O artista sem cabresto: Cícero Dias na Coleção Mário de Andrade
12:15-12:30 Comunicação – Gabriela Caspary Corrêa (Petite Galerie)
A questão do suporte na obra de Artur Barrio, a partir dos trabalhos reunidos por Franco Terranova
12:30-12:45 Debate
12:45-14:00 Almoço
14:00-14:45 Conferência – Paulo Knauss (UFF)
As muitas vidas do artista: Edoardo De Martino no universo do colecionismo
14:45-15:00 Debate
Mesa 3 – Coleção inspiração
15:00-15:15 Comunicação – Paulo Ribeiro Gomes (UFRGS)
O que tinha no ateliê de Pedro Weingärtner?
15:15-15:30 Comunicação – Maria do Carmo Couto da Silva (UnB)
Uma ampla coleção: esculturas e outras obras presentes no atelier de Rodolfo Bernardelli
15:30-15:45 Comunicação – René Lommez Gomes (UFMG, RARIORUM)
Para o cultivo das Belas Artes e rememorar àqueles que revelaram aptidões. Honório Esteves e a musealização de sua coleção de obras próprias
15:45-16:00 Comunicação – Ricardo Giannetti (Pesquisador independente)
A coleção de pinturas e desenhos de Academia de Honório Esteves
16:00-16:15 Debate
16:15-16:30 Café
Mesa 4 – Artista como colecionador de si próprio
16:30-15:45 Comunicação – Maria Cristina Volpi (EBA-UFRJ)
Colecionando a si mesma: Sofia Jobim, modos de apropriação, uso e inspiração
16:45-17:00 Comunicação – Maria Antonia Couto da Silva (Pesquisador independente)
Coleções de pintura e fotografia – reflexão sobre artigos publicados em
periódicos do século XIX
17:00-17:15 Comunicação – Frederico Fernando Souza Silva (UFMA)
Emmanuel Zamor: um artista entre coleções
17:15-17:30 Comunicação – Silveli Maria de Toledo Russo (BBM-USP)
Arte e Artistas em Livro: um olhar sobre o acervo bibliográfico da BBM-USP
17:30-17:45 Comunicação – Álvaro Saluan da Cunha (doutorando UFJF)
Os artistas envolvidos na coleção “Quadros históricos da guerra do Paraguay”
17:45–18:00 Debate
31/05 – SEXTA-FEIRA, Salão Nobre
09:00-09:45 Conferência – Maria de Aires Silveira(Museu Nacional de Arte Contemporânea)
Columbano nas coleções de Assis Chateaubriand
09:45-10:00 Debate
Mesa 5 – Colecionador-artista
10:00-10:15 Comunicação – Vera Beatriz Siqueira (UERJ)
Vontade de beleza: o vernáculo na coleção de Roberto Burle Marx
10:15-10:30 Comunicação – Rafael Azevedo Fontenelle Gomes (IPHAN, doutorando PPGAV-UFRJ)
A retórica da salvação – A coleção de imaginária sacra de Roberto Burle Marx
10:30-10:45 Comunicação – Jancileide Souza dos Santos (UFOB, doutoranda UFBA)
Artistas-colecionadores na Bahia: uma análise da prática de colecionismo e sua influência nos processos de criação artística de Mario Cravo Junior e Sante Scaldaferri
10:45-11:00 Comunicação – Lucas Parente (doutorando PPGAV-UFRJ)
O jardim das imagens de Paulo Kapela
11:00-11:15 Debate
11:15-11:30 Café
Mesa 6 – Artista como colecionador de si próprio
11:30-11:45 Comunicação – Maria Luisa Tavora (EBA-UFRJ)
Rossini Perez, colagens e gravuras de leques: acervo impróprio?
11:45-12:00 Comunicação – Dalila dos Santos Cerqueira Pinto (EBA-UFRJ)
Ismael Nery, autorretrato entre a imagem e o texto
12:00-12:15 Comunicação – Ricardo Antonio Barbosa Pereira (EBA-UFRJ)
Adir Botelho – o resgate de sua pintura guardada como uma coleção pessoal
12:15-12:30 Comunicação – Patrícia Figueiredo Pedrosa (doutoranda PPGAV-UFRJ)
O projeto de Enroulement na coleção de Rossini Perez
12:30-12:45 Debate
12:45-14:00 Almoço
Mesa 7 – Colecionador-artista e artista em coleção
14:00-14:15 Comunicação – Alfredo Nicolaiewsky (UFRGS)
Um artista e suas coleções
14:15-14:30 Comunicação – João Victor Rossetti Brancato (doutorando UNICAMP)
O acervo de Baptista da Costa no Museu Mariano Procópio
14:30-14:45 Comunicação – Moema de Bacelar Alves (doutoranda UFF)
Uma coleção de Telles Júnior: do Museu Baltar ao MEPE
14:45-15:00 Comunicação – Leandro Brito de Mattos (IFRR)
O acervo de Rodolpho Amoêdo no Museu Nacional de Belas Artes
15:00-15:15 Debate
15:15-15:30 Café
15:30-16:15 Conferência – Maria João Neto (Universidade de Lisboa)
William Beckford (1760-1844) artista, mecenas e colecionador: sucessivos projetos para a glorificação de Santo António
16:30-17:00 Encerramento